O grande ponto a entender enquanto ler a comparação na sequência é como o tamanho do sensor de uma DSLR afeta as imagens que a câmera produz. Sensores maiores nem sempre são melhores, mas para nosso propósito é mais fácil pensar que sensores maiores como os que captam imagens com pouca profundidade de campo, grande alcance dinâmico e melhor sensibilidade a baixa luminosidade.
Canon 5D Mark II
Prós
Em minha opinião, devido ao sensor Full Frame, a 5D produz as imagens mais suaves e belas de todas (isto deveria ser escrito quatro vezes pois este fator supera de longe as outras...) também devido ao tamanho do sensor, a 5D é a mais amigável das DSRL's da Canon para utilizar antigas lentes SLR (você não tem de lidar com fatores de crop). Graças a atualização do firmware, a possibilidade de tomadas a 1080p/24p assim como 30p. Também possui áudio manual de 48KHz. Boa qualidade de produção. Tira fotos still magníficas.
Contras
A saída HDMI cai para 480p no momento em que você clica em gravar, isto é terrível quando se está utilizando monitores (nem tanto um problema se você pretende usar apenas o visor LCD). A sequência começa a adquirir ruído pelo aquecimento, sem que a câmera avise do superaquecimento. O sensor Full Frame pode ser um problema se você quer adaptar lentes de cinema, que não cubram o sensor quase do tamanho da VistaVision. Sem 50p ou 60p o que significa que você não conseguirá grandes sequência slow-motion desta câmera. O sensor full frame significa que a sua profundidade de campo é tão pequena que pode ser difícil definir o foco.
Canon T2i (a.k.a 550D)
Prós
Um grande negócio - é praticamente a mesma câmera que a 7D (veja abaixo) por menos da metade do preço. Sensor APS-C do tamanho de cinema com várias opções de gravação: a 1080p, 24p/25p/30p; a 720p, 50p/60p (ótima para trabalhar com câmera lenta). Fantástica tela LCD. Já disse que a T2i é um grande negócio? Definida por mim como "a primeira DSLR".
Contras
Sem muito revestimento contra o tempo, e não tão boa em fotografia still como as outras (lenta velocidade de gravação contínua, sem LCD no topo). Saída HDMI cai para 480p durante a gravação. Superaquece facilmente. Sem controle manual de gravação de áudio e sem balanço de branco.
Canon 7D
Prós
Oferece algumas vantagens sobre sua prima barata a T2i, principalmente que sua saída HDMI se mantém em 1080i durante a gravação. Se você está planejando usar um video assist, isto é fantástico. A 7D também é incrivelmente resistente - Usuários de câmeras não estão acostumados a deixarem suas câmeras gravando durante chuva ou neve, mas a 7D pode gerenciar tais situação com calma, algo para recordar caso esteja planejando gravar em situações extremas. Possui o sensor do mesmo tamanho e mesmas opções de gravação que a T2i.
Contras
Mais cara que a T2i sem oferecer uma tonelada de melhorias - o preço ainda é definido agressivamente e não seria considerado um contra se não fosse pelo preço da T2i. Superaquece fácil. Sem controle de áudio manual.
Canon 1D Mark IV
Prós
Os engenheiros da Canon fizeram algum tipo de mágica com o sensor e conseguiram algum desempenho extra para baixa luminosidade (conhecidamente demonstrado por Nocturne). O sensor APS-H divide a diferença entre Full Frame e APS-C, o que pode oferecer algumas vantagens (lentes zoom conseguem um pouco mais de alcance e seu jogo de lentes efetivamente dobra se você comparar a 1D com uma câmera diferente, pois lentes fixas atingem um distância focal diferente na 1D). Suculentas baterias, suculenta qualidade de construção.
Contras
O sensor APS-H divide a diferença entre Full Frame e APS-C, o que pode oferecer algumas desvantagens (boa sorte procurando boas lentes grandes angulares). Sem áudio manual. Mais de duas vezes mais cara que a 5D Mark II, mesmo assim tem um sensor menor.
Nikon D3s
Prós
Sensor Full Frame assim como a 5DmkII, a melhor performance para baixa luminosidade de todas graças a A) O tamanho do sensor, B) Pixels maiores em um sensor de mesmo tamanho (a D3s tem 12mp ao invés de 21mp) e C) melhor redução de ruído. Se você tem muitas lentes Nikon, você não precisa lidar com adaptadores. Provavelmente a melhor câmera por aí para fotos still.
Contras
Grava em 720p! Maldito codec de gravação. Limite de vídeos de cinco minutos (Canons gravam até 12 minutos). Os engenheiros da Nikon ainda estão bem atrás dos da Canon quando se fala de vídeo então uma Nikon DSLR de $5,000 segue uma Canon de $800 quando se fala de resolução, codec, e opções de taxa de quadros. Sem controle manual de áudio.
Panasonic GH1
Prós
Não é barata nem cara. Oferece 1080p a 24p e 720p a 60p (para a América do Norte, 25p e 50p para países com sistema PAL). Tela de LCD articular e um auto foco viável dá as gravações maior flexibilidade que outras DSLR's aqui. A GH1 também não produz a "line-skip" como as Canons o que reduz ou elimina os problemas de aliasing. E não considerava a GH1 como sendo uma câmera de vídeo perfeitamente viável por causa de seu codec, até que isso foi significativamente atualizado graças a um firmware hackeado que permite que a taxa de bits do codec seja aumentada de 17Mbit para 50Mbit. Para ver mais sobre esse firmware, veja o capítulo "GH1 firmware". A uma taxa de bits tão alta o problema do codec não é mais tão grave, isto torna de uma vez a GH1 uma câmera viável para vídeo. DVXusers tem algumas comparações GH1/5D, da quais os usuários parecem preferir as imagens da GH1.
Contras
O codec com baixa taxa de bits sofre clipping se você não pensar seriamente em instalar um firmware hackeado no seu equipamento de $1,000. Não é muito boa com baixa luminosidade não importa o que você faça com o firmware. O Micro sensor de 4/3 não lhe dá uma pequena profundidade de campo como o restante das câmeras aqui. Sem controles de áudio adicionais.Resumindo, eu ainda gosto da Canon 5D Mark II dentre todas as grandes DSLR (para ambos vídeo e fotografia still) apesar de suas peculiaridades; desde que a Canon adicionou 24p e um áudio manual de 48KHz via atualização de firmware, a 5D se tornou a alternativa mais viável para a gravação, de digamos, filmes convencionais. Na parte de baixo a T2i é muita câmera para o dinheiro que pedem por ela e não vejo nenhum ponto negativo em possuir alguma (mesmo como uma câmera B, digamos, de uma 5D). Com o firmware hackeado da GH1 mais maduro, será interessante ver se ela consegue alcançar as Canons. Poderíamos escrever um guia todo sobre escolher uma DSLR, mas é um debate sem fim e que está sempre mudando então irei resumir para todos, a escolha de uma DSLR passa por disponibilidade, preço e outras particularidades. Leve em conta os prós e contras explicitados acima e também veja muitos fóruns para mais informações! Também, quando estiver fazendo o orçamento para um kit de câmera, assuma que a câmera por si própria é responsável por um terço (ou menos) de suas despesas totais. Esta é apenas uma regra básica, mas se você tem $8k para gastar, não procure por uma câmera que custe $5k, considere um corpo de câmera de $2-3k e então procure por lentes, tripé, equipamento de áudio, etc. e veja aonde você termina. Enquanto DSLR's são capazes de capturar grandes imagens em movimento, de modo algum elas são otimizadas para fazer filmes em termos de recursos e ergonomia, assim uma grande quantidade de add-ons (acessórios) é necessária para fazer uma DSLR se comportar como uma "legítima" câmera de cinema. Infelizmente, muitos dos acessórios são desenvolvidos para câmeras que custam muito mais que uma DSLR, quando você tem uma câmera de $ 300,000, faz sentido gastar $5,000 em um matte box, mas quando sua própria câmera custa $3,000 isto fica difícil de se justificar. Este guia se foca em achar equipamento de qualidade com um orçamento razoável.
Fonte: No FIlm School