terça-feira, 2 de dezembro de 2014

15 dicas básicas para gravação de vídeo com câmeras DSLR

Muita gente que está começando, e a maioria que não teve acesso à outro tipo de equipamento anteriormente.

As DSLRs podem não ser tão fáceis de trabalhar no início, mas muitos profissionais ao redor do mundo vêm aderindo à prática, assim como muitos amadores e entusiastas que têm se interessado pelo assunto. Resolvi reunir aqui essas pequenas porém valiosas dicas, recomendadas por profissionais renomados juntamente com minhas próprias descobertas pessoais.

Essas são as 15 dicas básicas para começar bem sua gravação de vídeos com DSLR:

1. Use o foco manual. Requer certa prática, mas compensa. Usar o autofocus não é recomendado.

2. Tentar utilizar no máximo ISO 200. Isso vai lhe render uma melhor qualidade de imagem em termos de definição, gama de cores e menor ruído.

3. A abertura recomendada é de f/5.6, utilizada pela maioria dos diretores de fotografia. Existem casos e casos, mas esse é um padrão que vai lhe garantir resultados bem satisfatórios, principalmente se estiver utilizando lentes claras como f/1.4, f/1.8 ou f/2.

4. Caso sua câmera permita a configuração de exposição manual, sempre utilize esse recurso quando estiver gravando vídeo. Pois caso contrário a exposição vai mudar constantemente enquanto você mover a câmera, gerando uma iluminação inconstante e desagradável.

5. A melhor velocidade do obturador à ser utilizada é 1/50 seg, se estiver gravando em 24 fps, ou 1/60, se estiver em 30 fps. Isso vai deixar suas imagens mais “macias” e agradáveis de ver.

6. Se sua câmera tiver a opção de 24 fps, use.

7. Utilize o perfil padrão (ou neutro) de imagem. Isso vai lhe permitir uma maior “mobilidade” na pós-produção, além de menor degradação no arquivo bruto.

8. Evite à todo custo o Balanço de Branco automático. Configure um modo específico e use o mesmo durante todo o vídeo. Assim como a exposição, se deixado em automático, a cada movimento da câmera será recalculado um valor, e nesse caso específico poderá ser usado um balanço de branco diferente a cada movimento.

9. Foque onde seu assunto vai ficar, não onde ele está.

10. Sempre grave no mínimo 15 segundos por take.

11. Se possível utilize sempre um tripé ou monopé. Segurar na mão pode deixar facilmente seus vídeos tremidos, principalmente ao utilizar lentes pesadas e em situações que é necessário foco constante durante um take.

12. Utilize filtros de densidade neutra (ND2, ND4, etc). E se for utilizar vários, sempre prefira ter todos da mesma marca. Se você já fotografa, vai entender essa necessidade. Principalmente quando trabalhando em velocidades baixas de obturador na hora de capturar vídeos.

13. É altamente aconselhável investir em cartões de memória de alta performance. Isso vai lhe dar mais segurança, e evitar que a imagem acabe ficando “truncada” em determinados momentos que o cartão fique sem buffer. E sempre tenha backups.

14. Se você quer fazer a coisa direito, invista em um microfone externo (de preferência os direcionais ou um gravador externo profissional). Existem diversas opções no mercado. O microfone interno das DSLRs são simplesmente inutilizáveis.

15. Por último e não menos importante: Nunca filme na vertical, a não ser que depois você queira virar sua TV de lado.

Fonte: Focus Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário