Muito se tem falado sobre o uso de DSLRs (como 7D e 5D Mark II) na produção cinematográfica. Esse artigo tem o objetivo de fazer um levantamento sobre as vantagens e desvantagens do uso desse equipamento na produção de um filme.
Acredito que não seja novidade para ninguém que a grande vantagem das DSLRs, em relação as filmadoras comuns, é a possibilidade criativa que se consegue, graças a facilidade de troca de lentes. Mesmo com uma simples lente 50mm já é possível conseguir imagens magníficas, tudo isso em Full HD, para melhorar ainda mais. Outra vantagem que eu considero é a portabilidade de uma DSLR, são equipamentos menores, mais leves, não chamam tanto a atenção, o que faz diferença em um filme com muitos figurantes por exemplo, poucos vão querer dar aquela olhada para câmera no fim da tomada de uma cena, tendo que repetir tudo de novo.
Claro que não poderia faltar o quesito preço. Hoje, você consegue comprar uma Canon T3i (excelente para quem quer começar a gravar vídeos com DSLR) por “apenas” R$ 3300,00 (rev: Consigo), considerando o mercado formal, com um pouco de pesquisa você consegue um preço melhor. Em comparação uma filmadora Full HD não sai por menos de R$ 5000,00, veja como exemplo a AG-AC7P, da Panasonic, sendo ela uma câmera mediana e que grava em AVCHD (acredite ou não, você terá boas dores de cabeça para editar) e a lente é fixa.
Mas enfim, se elas apresentam todas essas vantagens, por que cargas d’água Hollywood ainda não está usando em massa as DSLRs? A resposta vem logo abaixo, e acredite, não são poucas as desvantagens.
Começarei falando sobre a pior de todas as desvantagens (em minha opinião). As DSLRs (falo da maioria, se não todas) não conseguem gravar mais do que 12 min contínuos de vídeo em Full HD, um grande problema para documentários ou cenas longas. Outra grande desvantagem é o áudio. O microfone das câmeras capta muitos ruídos, muitos deles da própria câmera, sendo obrigatório o uso de um microfone externo, mas entramos em outro problema, as DLSRs não tem conexão XLR (http://en.wikipedia.org/wiki/XLR_connector – site em inglês, mas vale a pena dar uma conferida), a não ser através de um acessório, e muitas não tem o controle desse microfone (como está o nível do áudio, se está captando o áudio). E diga adeus também ao uso de microfones condensadores (http://www.musicaudio.net/gratis/microfones/index.htm – bom artigo introdutório sobre microfones).
Temos mais um ponto negativo para as DSLRs, sua péssima ergonomia e estabilidade para vídeo, em alguns casos sendo obrigatório o uso de equipamentos estabilizadores (http://www.merlinvideo.com.br/suportes-para-camera/suporte-estabilizador-shoulder-oem.html), mas este não é tão sério, com um pouco de criatividade resolvemos esse problema. (veja essa dica: http://www.bernabauer.com/como-fazer-uma-steadycam/).
Mas calma, não é para já ir vendendo sua DSLR e comprar uma filmadora de R$ 15000,00. Uma coisa que um professor me ensinou bastante na faculdade foi: “saiba usar o máximo do seu equipamento”. É simples, quer começar a trabalhar com vídeo, compre uma T3i sem pestanejar e, ao entender as limitações dela, use-a com sabedoria e você terá trabalhos fantásticos. Em resumo, tenha o pé no chão e faça sempre o melhor trabalho ao seu alcance! Eu mesmo quero muito ter uma T3i para fazer cenas de transição, como brincadeiras com profundidade de campo, fazer planos DET (plano de detalhes), entre muitas coisas.
Mas dentro de uma produção cinematográfica ainda é complicado usar 100% de DSLRs, devido a essas complicações, que podem acabar comprometendo o orçamento do filme. Em curtas-metragens até é possível usar unicamente uma DSLR, mas em médias e longas ainda não é viável.
Por fim, foi pensando nisso tudo que Sony e Panasonic lançaram recentemente filmadores com lentes intercambiáveis com um preço mais acessível. Basicamente são DSLRs realmente voltadas para a produção de vídeos. Unindo a capacidade criativa das DSLRs com as facilidades de uma filmadora. Confira nos links abaixo um breve descritivo de ambas as filmadoras:
Sony NEX-FS100NK
Panasonic AG-AF100
Fonte: http://www.lightroom.com.br
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